O QUE SÃO SUPER ALIMENTOS?

Os superalimentos são assim designados por possuírem, para um dado valor energético, elevadas concentrações de nutrientes essenciais como vitaminas, minerais, enzimas e/ou toquímicos antioxidantes.

Atualmente a palavra superalimento é banalizada, mas a verdade é que existem, de facto, benefícios, a médio/longo prazo, associados à ingestão regular de certos tipos de alimentos. Estes devem complementar uma dieta nutricionalmente equilibrada.

Por que razão é que nos últimos anos surgiram tantos alimentos super nutritivos sobre os quais nunca tínhamos ouvido falar?

Os superalimentos, agora falados na nossa sociedade, são consumidos, com frequência, nos países dos quais são oriundos, onde se tem constatado a evidência dos seus benefícios, desde há muito tempo.

Os alimentos que ingerimos, sobretudo os processados e não biológicos, estão carentes de nutrientes e saturados de toxinas. O mau estar geral e os problemas de saúde, tanto físicos como mentais, mas também a consciência de si e do mundo, leva a que, cada vez mais, as pessoas se preocupem em melhorar o seu estilo de vida, nomeadamente a alimentação.

Houve um boom na industrialização destes produtos e isso tornou-os mais acessíveis. Com o crescente interesse nestes alimentos já foram desenvolvidos alguns estudos que comprovam a sua eficácia e que garantem confiança ao seu consumo regular.

Devem ser consumidos em conjunto para potenciar as suas propriedades ou isoladamente?

A Clorela e Spirulina, por exemplo, são dois super alimentos que consumidos em conjunto potenciam o efeito no organismo. Ambas são utilizadas em regimes desintoxicação e, quando tomadas em conjunto, os efeitos são mais rápidos. Em tudo devemos ter “conta, peso e medida” e não utilizar tudo o que temos em casa de uma só vez, mas ir variando consoante os sinais que o nosso corpo nos dá diariamente.

Como devem ser ingeridos os superalimentos?

Podem ser consumidos em:

Smothies, batidos, sumos, com água, saladas, sopas, em panquecas, barras e bolas energéticas…

GestaoSuperalimentos